Olá ! Sejam bem vindos ao Lendo e Sendo , neste portal estarei indicando leituras , filmes, eventos, links, saudáveis aonde você poderá ler e ser alguém melhor em sua vida ! Quem lê mais , escreve melhor e comprende o universo de forma mais abrangente ! Ler é Ser , porque cada palavra ou imagem que lemos e que entra em nossa cabeça nos alimenta os pensamentos e sentimentos transformando o nosso ser, ampliando os nossos horizontes , por isto é muito importante escolhermos bem o que vamos ler, assistir e digerir em nossos pensamentos e sentimentos, uma boa leitura nos leva a uma viagem no tempo, nos traz na imaginação cores, sabores, cheiros, emoções, sentimentos, sensações e tudo isto fica fazendo parte de um tesouro que você poderá levar para onde você for e dar pra quem você quizer sem perder nenhuma grama dele, Legal Né? Então embarque nessa ,
mergulhe neste oceano de conhecimento universal , seja feliz e boa viagem !
Abraço , Profa. Érica monteiro

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Malba Tahan

Você sabia que Malba Tahan é brasileiro ?

Pois é, ficou famoso com cara de oriental !

Este nome é um pseudônimo do Professor
de matemática Júlio César de Mello e Souza
 Ele é autor de mais de 20 livros
sobre os costumes e lendas do povo árabe.

Os livros dele encantam jovens e adultos,
Histórias que ensinam a sabedoria milenar,
A matemática e os valores morais e espirituais,
O que todos procuram sem saber e
Que este mundo de hoje tanto carece !


Indico este livro de contos,


Os Melhores Contos
de Malba Tahan















Boa leitura !
Abraço

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Crianças Invisíveis

Indico este filme, Crianças Invisíveis, para pais , educadores e jovens, pela forma como aborda as influências da família ou da inexistência dela , o sentimento genuíno  da criança  frente a realidade nua e crua do mundo !
Este filme é doce, amargo, denso , suave, tocante, real, uma obra prima, atual, emocionante !

"Verdades que são iguais em todo mundo, mas que muitos preferem não ver , imperdível ! "
"a capacidade infantil para a alegria, a diversão, a camaradagem"
Sete curtas , 7 lições de vida retratadas por cineastas de sete países que tratam da infância,
com crianças marginalizadas em diferentes níveis. Feito com o apoio do UNICEF.
Para maiores de doze anos ,( E esta no acervo das Escolas Estaduais Paulistas )


RESENHA CRÍTICA DO FILME "CRIANÇAS INVISÍVEIS"

por Marcelo Hailer - marcelo.hailer@gmail.com
CRIANÇAS INVISÍVEIS - (Paris Filmes)
All the Invisible Children
CRÍTICA: CRIANÇAS INVISÍVEIS - Sete países, sete diretores, sete realidades infanto-juvenis retratadas em histórias curtas, mas, todas com grande profundidade no que tange o mundo criança dos respectivos países.
“Crianças invisíveis” com suas realidades próprias, porém, o grande mérito do trabalho é mostrar de forma franca e objetiva estes inícios de vidas, nos emocionamos, choramos e às vezes sorrimos, pois lembramos de que já fomos crianças, de que um dia já confiamos com amor e inocência.
As crianças aqui retratadas pertencem a países distintos entre se, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica, mostra também de forma nua e crua a relação destes personagens com os seus pais, isto quando tal relação existe.
Eis uma questão pertinente em todas as histórias: que as famílias como nós conhecemos, em sua maioria, já se esfacelaram, todos nós sabemos, porém quem são os pais de hoje? E as crianças, como estas se relacionam com o mundo atual, tão agressivo, que afoga crianças e adolescentes num mundo perverso e consumista, que desde cedo joga uma serie de escolhas em cima do futuro jovem do mundo...
E mais, como vivem os pequenos, que em uma realidade miserável, vive a ausência de bens materiais, sem brinquedos e vídeo game, ou seja, um mundo de exclusão infanto-juvenil, mundo este que já no começo é corroído, crianças que vivem a margem das drogas, armas, pais viciados, malandragem, consumismo, fazer amigos...
As crianças invisíveis da metrópole, da África do Sul (Meldy Charef) a Servia-Montenegro (Emir Kusturica), dos Estados Unidos Spike Lee) ao Brasil (Kátia Lund), da Inglaterra (Ridley Scott) a Itália (Stefano Veranuso) e deste a China (Jonh Woo), histórias distantes uma das outras, mas todas um retrato fiel às crianças do mundo atual, obra de grandes personagens e histórias, de seres tão jovens e tão sofridos, que ainda assim, buscam a alegria das mais diversas formas, um certo brilho que se apaga na maioria das vezes, esquecemos de que já fomos crianças, perdemos a nossa inocência.
Todos estes sentimentos e questionamentos estão no filme “Crianças invisíveis”, crianças jogadas em um mundo que se destrói diariamente, que prostitui e escraviza estas crianças invisíveis, estes personagens da vida real não fazem parte do plano do G8 e cia, apenas a macroeconomia importa, enfim, a pergunta: quando estas crianças tiverem os seus 20 anos, que mundo vão encontrar?
Título Original: All the Invisible Children
Gênero: Drama
Duração: 116 min.
Ano: Itália - 2005
Distribuidora: Paris Filmes
Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso

terça-feira, 20 de abril de 2010

Prece dos Indios Cherokees..


               DEUS ESTÁ FALANDO COM VOCÊ!!!
      (Prece Indigena - Tradução e adaptação do Livro By San Etioy)

Um homem sussurou: Deus fale comigo.
E um rouxinol começou a cantar
Mas o homem não ouviu.

                                       Então o homem repetiu:
                                       Deus fale comigo!
                                       E um trovão ecou nos céus
                                       Mas o homem foi incapaz de ouvir.

O Homem olhou em volta e disse:
Deus deixe-me vê-lo
E uma estrela brilhou no céu
Mas o homem não a notou.

                                       O homem começou a gritar:
                                       Deus mostre-me um milagre
                                       E uma criança nasceu
                                       Mas o homem não sentiu o pulsar da Vida.

Então o homem começou a chorar e a se desesperar:
Deus, toque-me e deixe-me sentir que Você está aqui comigo...
E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro.
O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido
Continou o seu caminho triste, sozinho e com medo.

Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus está sempre  aonde está a Vida ?
Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para  o milagre da Vida, que se apresenta diante de nós em todos os momentos ???
                
                                Neste "Aqui e Agora"
                              um Grande Abraço com sentimento
                                               de ...VIDA !!

O Violino Cigano

E outros contos de mulheres sábias !
Recontados por Regina Machado
ilustrados por Joubert
Editora Cia das Letras















Uma coletânea de contos contados e recontados
atravéz do tempo pela tradição oral
e com protagonistas femininas !
Este livro é encantadoramente especial ! 

ALEXANDRE SEGRÉGIO - Arte Contemporânea

Abra e veja que lindas
as obras de arte expostas neste site !
www.alexandresegregio.art.br
Abraço
Pro Érica

terça-feira, 13 de abril de 2010

VIRTUDES ( Eva Furnari)

Dizem que há cinco virtudes no mundo:
sabedoria, justiça, respeito, honestidade e benevolência.
Antigamente, no tempo de nossos pais e avós, essas virtudes eram cultivadas em casa. A igreja estava por trás e pregava os bons costumes. Idosos deviam ser respeitados, o pai era o chefe, sabia das coisas, a escola exigia disciplina. Havia regras para tudo: como falar, como comer. Palavrões nem pensar e colocar os cotovelos na mesa era feio. Estava tudo tão claro que não precisava nem explicar.
Nosso mundo, porém, está em constante mudança e nas últimas décadas, houve grandes alterações sociais, econômicas e tecnológicas. A fé em Deus transformou-se em fé na ciência. Deus e o Diabo foram aparentemente depostos e com isso o Céu e o Inferno deixaram de ser prêmio e punição.
O conhecimento da psique trazido pela psicologia teve um efeito fundamental na educação. Trouxe consigo mais consciência, flexibilidade e compreensão. Houve, porém, efeitos colaterais inevitáveis. De uma forma estereotipada e simplista pais e professores foram tomados pelo medo de traumatizar as crianças. Os educadores em geral deixaram de dar tantos limites e regras, talvez na ilusão de não causar sofrimento a elas, como para poupá-las do lado mais duro da vida. Generalizou-se a noção de que dar amor é proporcionar diversão, lazer e conforto material. Esqueceu-se de que tudo tem dois lados.
A formalidade foi, em grande parte, abandonada. As virtudes se tornaram coisas antiquadas, obsoletas e o controle das emoções e dos desejos foi largamente afrouxado.
Toda essa mudança na educação teve suas conseqüências boas e más. Se por um lado a educação atual proporciona o desenvolvimento da agilidade mental e criatividade, gerando jovens criativos e inteligentes, por outro peca na formação humana, gerando jovens com insuficientes valores de respeito e compaixão.
Muitas crianças passaram a ocupar um espaço grande demais, que não lhes pertence, e passaram a ter um poder inadequado nas mãos. Há até aquelas que chegam a mandar nos pais. São crianças órfãs, com excesso de liberdade, com desorganização interna, paradoxalmente escravas de suas próprias emoções.
E agora nós, educadores, nos perguntamos, como é possível errar com tanto amor e tão boas intenções?
Vemos que é necessário entender o que acontece. Será importante, nos dias de hoje, não colocarmos os cotovelos na mesa? Não, isso agora não tem grande valor. Será que é importante respeitar os mais velhos? Sim, sabemos que isso ainda é importante. Estamos num momento de ressignificação dos nossos valores, para que reavaliemos os que são essenciais, verdadeiros e saudáveis.
Agora somos seres mais completos, sabemos mais de nossa sombra e nossa luz. Conhecendo melhor nossas emoções, temos mais liberdade, mais intimidade e não queremos perder essa conquista. É bom conhecer as próprias emoções, não negá-las, mas é bom saber que existem formas adequadas de manifestá-las.
E como encontrar um jeito bom de ensinar as crianças a ocuparem o próprio espaço e respeitar o do outro? Como despertar a consciência da coletividade, da compaixão? Essa é uma tarefa de todos nós, é um caminho que se faz espontaneamente se nossas intenções são sinceras. Nós, educadores, estamos revirando nosso lixo, revendo algumas regras que jogamos fora e que queremos de volta. As respostas a essas perguntas tão complexas serão encontradas à medida que conhecemos e estudamos mais sobre nossa própria natureza. As crianças de hoje são muito espertas, livres, e o melhor argumento que nos restou foi a verdade.
A escola muitas vezes tem a ingrata tarefa de substituir a família ausente ou despreparada. O professor é o grande herói dos dias de hoje, pois a despeito das difíceis condições de trabalho, sua paixão supera tantas dificuldades.
Nessa incrível missão de educar, há momentos em que o professor se une ao escritor e a alquimia acontece.
O livro infantil, que aparentemente é o espaço do sonho, é na verdade o espaço de discussão da realidade. As fadas, as bruxas, a força dos heróis, a crueldade dos bandidos são formas simbólicas de falar de nós mesmos.
O professor se apropriou sabiamente desse espaço para discutir as questões humanas. O professor, usando o trabalho do escritor, pode comover, esclarecer, alertar, dar esperanças, fortalecer a fé. É como educar com arte. As ferramentas são a poesia, as metáforas, a estética, a palavra. Ferramentas essas que podem abrir as portas do coração.
Um bom livro fala da natureza do humano e fala direto ao coração e por isso mesmo ele pode despertar a consciência e cultivar virtudes como a sabedoria, justiça, respeito, honestidade e benevolência.
O livro infantil é um espaço precioso e o professor é o mensageiro que o leva até a criança e está junto com ela nessa aventura.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Içami Tiba


Içami Tiba é psiquiatra e educador.
Escreveu "Família de Alta Performance",
"Quem Ama, Educa!" e mais 25 livros.
http://www.tiba.com.br/
É um educador muito sábio, suas palavras tem coerência com os dias de Hoje ,  a mente contemporânea de pais & filhos  precisa de quem a oriente, num mundo aonde vale tudo e não vale nada , algo que o valha !
Escolha um dos títulos de sua autoria  e Boa Leitura !
Ab,
 Pro Érica

O Alquimista


Este livro de Paulo Coelho, consagrou-o como um escritor místico, traz em seu enrredo narrado em primeira pessoa, uma poderosa e mágica fábula de vida, a viagem exterior e interior de um pastor, uma viagem mistica preenchida de simbolismo  e dos sinais que a vida dá ao caminhante em busca da verdade e da beleza, traz uma sensibilidade aonde a alquimia é o que move a vida e o mundo. Uma excelente leitura !
Se Você ainda não leu , Leia e se encante com esta história linda !
Ab Pro Érica

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Olhar Transdiciplinar


Educar é estender a mão,
é conceder ao outro a possibilidade da ação,
é abrir ao conhecimento a mente, o corpo e o coração,
sem, contudo, determinar a direção.

Educar é semear docemente,
é crer, sobremaneira, no poder da florescência,
é buscar o belo no âmago de cada semente,
é revelar na delicadeza da flor a sua quintessência.

Educar é confiar na integridade do ser,
é conduzi-lo aos caminhos interiores com serenidade,
é trazer para o mundo toda a luminosidade
que permite ao espírito humano crescer.

Educar é mergulhar na diversidade,
é ascender em direção à unidade,
é conciliar céus, terra e mar,
é desvelar o sublime mistério de amar.

Ana Gizelia Vieira Brito
II Prêmio SESC de Poesia – SESC DF- 2003

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Carta da Terra

Gente Boa ,
Este É um riquíssimo material.
Uma   forma Bem alegre de Ensinar Crianças e Jovens educação  ambiental! Nestes links  Dá pra Fazer Diversas Coisas, ler, ampliar, Imprimir,...
Use e  Divulgue ! 
A Terra e bem como as  Gerações Futuras agradecem!


http://pt.calameo.com/books/000243289f03f6f899267


http://pt.calameo.com/books/0002432899210b6aefd5c


Ab, Pro Érica

terça-feira, 6 de abril de 2010

Filme História Linda e Verídica

Ois, Vi este filme no feriado, e simplesmente AMEI ! Tanto que me animei a fazer este meu BLOG ehehehe !!!!! Uma história real de perseverança e vitória ! E na hora de assistir lembre-se da Pipoca , Tá? Abs Érica

Julie & Julia,2009
Elenco :Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci
» Direção: Nora Ephron
» Roteiro: Julie Powell (livro), Alex Prud'homme (livro), Nora Ephron (roteiro), Julia Child (livro)
» Gênero: Biografia/Comédia/Drama/Romance
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 123 minutos
» Tipo: Longa-metragem
» Sinopse: Em 1948, Julia Child mudou-se para Paris na companhia do marido, nomeado adido cultural dos EUA. Apaixonada pela cultura francesa, ingressou em uma famosa escola de gastronomia e lançou o livro Mastering the Art of French Cooking, tornando-se extremamente popular nos EUA. Décadas mais tarde, em Nova York, Julie Powell acaba de fazer 30 anos e vive frustrada com sua vida de funcionária pública. Com o apoio do marido, resolve que testará todas as receitas do livro de Child por um ano e publicará os resultados em um blogue.

Projeto Livro falado

"O projeto "Livro Falado" lançou o site www.livrofalado.pro.br onde deficientes visuais podem ter acesso a mais de 350 livros gravados. O objetivo também é atender pessoas com cegueira de outros países de língua portuguesa como Angola, Moçambique, Timor Leste e Guiné Bissau. Para acessar os livros as pessoas cegas devem acessar o site: para obter a gravação de um livro específico é preciso enviar e-mail livrofalado@livrofalado.pro.br (a remessa é gratuita)."
Divulguem , podemos alegrar e muito alguém !

O Novo Guru da Educação

Gente , Vi , Li e Admirei !
O Cara é O CARA !
A educação integral de todas as habilidades inerentes

www.youtube.com/watch?v=juwCo4v8tCk

Augusto Cury

Este autor da hora e da vez , está ganhando espaço nas bancas nacionais e internacionais por ser um psiquiatra que está rompendo com o modelo arcaico da visão da educação, inovando com uma metodologia muito mais coerente com a cabeça do mundo contemporâneo, e trazendo o resgate do que este mundo contemporâneo está perdendo pelo excesso de informações, pelo pecado da quantidade em detrimento da qualidade, a sociedade de hoje, necessita de algo mais , o algo que se perdeu pela deterioração dos bons valores.
Ele escreve de forma envolvente e esclarecedora, atravéz de histórias vivenciais.

Leia :
  • Pais Brilhantes Professores Facinantes
  • O vendedor de Sonhos
  • Seja Lider da Sua vida
  • e todos os outros livros deste autor que chegou pra ficar nas paradas de sucesso !


Olá ! Sejam bem vindos ao Lendo e Sendo , neste portal estarei indicando leituras , filmes, eventos, links, saudáveis aonde você poderá ler e ser alguém melhor em sua vida ! Quem lê mais , escreve melhor e compreende o universo de forma mais abrangente ! Ler é Ser , porque cada palavra ou imagem que lemos e que entra em nossa cabeça nos alimenta os pensamentos e sentimentos transformando o nosso ser, ampliando os nossos horizontes , por isto é muito importante escolhermos bem o que vamos ler, assistir e digerir em nossos pensamentos e sentimentos, uma boa leitura nos leva a uma viagem no tempo, nos traz na imaginação cores, sabores, cheiros, emoções, sentimentos, sensações e tudo isto fica fazendo parte de um tesouro que você poderá levar para onde você for e dar pra quem você quiser sem perder nenhuma grama dele, Legal Né? Então embarque nessa , mergulhe neste oceano de conhecimento universal , seja feliz e boa viagem !
Abraço , Profa. Érica monteiro